top of page

Ecos em silêncio: Desvendando o mistério das orações não Respondidas pelos crentes



Você já esteve no Eco abafado de uma oração sem resposta, Seu silêncio pesado em seu coração? Os sussurros de saudade de seus lábios, as lágrimas que umedecem suas bochechas – tudo aparentemente engolido pelo vasto desconhecido. É uma experiência humana comum a todos, especialmente aos cristãos que aprenderam que temos um Deus que responde às orações.


Mas e se o silêncio não for uma ausência de resposta, mas sim uma linguagem diferente que não aprendemos a compreender? Na vasta biblioteca do universo, nossas orações pessoais podem ser versos sussurrados, seu verdadeiro significado ressoando em uma frequência além de nossa compreensão atual. Quero dizer, e se o silêncio de Deus é em si uma resposta, apenas que você precisa aprender a decodificar esse tipo de resposta?


A Bíblia, como Antiga tapeçaria da fé e da sabedoria, oferece uma perspectiva que transcende o imediatismo dos nossos desejos. Recorda-nos, através das palavras de Jeremias, que "o Senhor é bom para com os que o esperam, para com a alma que o procura" (Lamentações 3, 25). Isto ecoa a mesma perspectiva expressa por Isaías através do Espírito Santo: "porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz O Senhor. Porque, como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9).


A perspectiva de Deus, recorda-nos a Bíblia, é de sabedoria infinita e de tempo perfeito. Em seu vasto conhecimento, ele vê a intrincada tapeçaria de nossas vidas, os fios de causa e consequência entrelaçados além de nossa compreensão humana limitada. Como C. S. Lewis eloquentemente coloca, " ele escolhe o caminho para nós, mas ele confia em nós para trilhá-lo. Para um verdadeiro filho de Deus, a Bíblia não ressoa com a opinião popular de muitos de que há algo como "orações sem resposta", mas o que lemos na Bíblia é a sabedoria da soberania de Deus e seu momento perfeito.


Isso não nega o aguilhão das orações não Respondidas. A dor da perda, o anseio de cura, a dor de desejos não realizados – estes são reais e merecem reconhecimento. Mas dentro desse silêncio, encontra-se uma oportunidade para um crescimento mais profundo; um ponto de paz onde se define o atraso ou o silêncio de Deus de acordo com a sua soberania e o seu momento perfeito.


"É a maneira usual de Deus trabalhar para manter seus filhos em um estado de dependência", escreve A. W. Tozer em seu clássico, "a busca de Deus."O silêncio, portanto, torna-se um cadinho, refinando a nossa fé e aproximando-nos da fonte de toda a força. Não estou dizendo que suas orações como filho de Deus não podem ser atrasadas ou, às vezes, Deus apenas parece estar quieto, meu ponto é; quando examinei as escrituras, vejo que nenhuma de suas orações é desperdiçada, vejo que para cada oração que um verdadeiro filho de Deus oferece, Deus irá realizá-la de uma maneira que glorificará sua soberania e seu tempo perfeito. Se Filho de Deus A E B reza, pedindo a Deus a mesma coisa, e B recebe o pedido quase imediatamente, e parece que A não está recebendo o mesmo pedido; devemos entender que os parâmetros que levam Deus a conceder o pedido A B e atrasá-lo para A não são tão simples quanto escolher responder a um e negar o outro, de modo algum; é uma questão de soberania de Deus e seu momento perfeito. "Soberania" aqui não significa que Deus interprete "grande-eu-pequeno-você", significa a vastidão do seu conhecimento sobre nós, que transcende o que sabemos sobre nós mesmos e sobre a nossa situação.


Se você estivesse no mesmo ponto de vista de Deus, seria fácil para você entender o porquê. Perspectiva e ponto de vista podem impactar o conhecimento e o conhecimento pode influenciar a ação. Por exemplo, o seu conhecimento sobre o veneno irá mantê-lo longe de tomá-lo, não importa o quanto possa ser atraente; supondo que você, um adulto, que entende o que um veneno pode fazer, Veja uma criança pequena, implorando-lhe em lágrimas, implorando que você deveria permitir tomar um veneno, você, por causa do pedido, permitiria a criança? Nessa altura, a criança sentir-se-ia magoada, pensando que lhe negaste o seu pedido, mas negaste-lhe realmente um pedido ou protegeste a criança como resultado do teu conhecimento? Esta é apenas uma ilustração para explicar o aspecto do conhecimento de Deus, que resumi na palavra "soberania". A segunda parte é o seu timing perfeito.


Isso não significa que você deva abandonar suas orações. Como John Piper encoraja, " continue orando. Continua a acreditar. Continuem a esperar. E esperar pacientemente pelo tempo de Deus."Nossas orações, mesmo aquelas aparentemente sem resposta, mantêm o poder. Eles expressam nossas vulnerabilidades, moldam nossos desejos e nos conectam a algo maior do que nós mesmos.


Sempre que ORAS e isso significa que há silêncio, como filho de Deus, podes pedir "pai, mostra-me o que queres que eu veja". Às vezes, em 2021, experimentei uma situação muito difícil que Deus usou para me desenvolver de várias maneiras. Entre outros, tive de aprender a definir que;


Se eu orar e não obtiver a resposta, Deus provavelmente está elaborando uma opção melhor para mim, melhor do que meu ponto de oração para mim, ou


Se eu orar e não obtiver a resposta, Deus provavelmente está trabalhando para o seu momento perfeito.


Eu pedi a Deus algumas coisas e recebi um não absoluto; eu queria essas coisas, mas elas não estavam de acordo com o propósito de Deus para minha vida. Sempre que isso acontece, um verdadeiro filho de Deus não luta; você deve ter tido sua carne esmagada pela Cruz de Jesus, então nenhuma luta com o Espírito Santo.


Da próxima vez que se encontrar no eco de uma oração sem resposta, lembre-se disto: o silêncio não é uma ausência de resposta, mas um convite sussurrado a confiar, a crescer e a procurar uma compreensão mais profunda da linguagem divina falada não em palavras, mas no desenrolar da tapeçaria da sua vida. Peça a Deus para " mostrar-lhe o que ele quer que você veja e ensinar-lhe o que você precisa saber."Em nome de Jesus, recebei clareza. Aleluia, Amém!


Por

Caleb Oladejo


_______________________


Estamos abertos ao vosso apoio financeiro. Sabemos que a sua prioridade é para a sua igreja local, mas se se sentir levado a apoiar financeiramente o nosso esforço evangélico, pode fazê-lo aqui diretamente para o Wema Bank, 0241167724, Caleb Oladejo (na Nigéria) ou utilize este link https://paystack.com/pay/ETT-support (aceita pagamentos em todo o mundo). Você também pode entrar em contato conosco com nossos detalhes de contato abaixo. Seu apoio financeiro será usado para financiar nossos programas de evangelização, entre outros. Obrigado e que Deus vos abençoe.


Slice of Infinity newsletter é uma publicação do Engaging the Truth Team Ministry (ett). Para orações, comentários, apoio ou outras perguntas, pode contactar-nos através do nosso e-mail communications.ett@gmail.com ou ligue para (+234) 0906 974 2199


Sabias? Você pode se juntar à nossa força de trabalho qualificada e servir a Deus de qualquer lugar do mundo com suas habilidades. Estamos constantemente à procura de jovens talentos que são orientados para o evangelho e prontos para trabalhar em nossa equipe de publicações, seção de transmissão (criação de conteúdo de áudio/vídeo, gerenciamento de back-end de sites, gerenciamento de rádio on-line) e criação de conteúdo de mídia social. Oferecemos formação em qualquer uma destas secções. Por favor, note que apenas aqueles que estão prontos para um compromisso sério devem ser aplicados. Para indicar o seu interesse, basta contactar-nos no WhatsApp através deste link https://wa.link/7urvry ou ligue para (+234) 0906 974 2199.

2 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page